Large ambev logo novo
Indústria
Bens de Consumo
Tamanho
52.964 funcionários
Faturamento
R$ 34,8 bi
'Gestão Ambev' tornou-se modelo para empresas no Brasil e no exterior
Obsessão por eficiência levou a Ambev ao posto de integrante do maior grupo cervejeiro do mundo em apenas 15 anos

Quando a cervejaria carioca Brahma se uniu à sua rival Antarctica, de São Paulo, em 1999, nasceu a Ambev. Hoje, quinze anos depois, a empresa firmou-se, sozinha, como a maior cervejaria da América Latina, com atuação em 16 países e faturamento anual na casa dos 34 bilhões de reais. Tornou-se também parte do conglomerado que lidera a produção de cervejas no mundo, a AB-Inbev.

A fórmula Ambev para chegar a esse patamar, de tão bem-sucedida, tornou-se um modelo de cultura corporativa seguido por outras empresas no Brasil e mesmo no exterior: redução sistemática de custos, de forma a liberar cada vez mais recursos para investimentos, e busca de objetivos ousados – o tão falado “sonho grande”. Sempre com a ajuda de gente excelente, premiada em proporção ao próprio mérito e na qual a empresa investe para voar alto. O “jeito Ambev de administrar” é herança dos tempos do Banco Garantia, onde Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, sócios-fundadores da cervejaria, já atuavam juntos.

Desde a fusão entre a Brahma e a Antarctica, o faturamento do grupo no Brasil foi multiplicado por seis, e suas ações valorizaram 15 vezes mais que a média das principais ações da bolsa. Além de cerveja, a Ambev também produz refrigerantes e bebidas energéticas, isotônicas e chá gelado.

Assista ao bate-papo com o VP Gente e Gestão da Ambev, Sandro Bassili

Você sabia?

- A Ambev fabrica, distribui e comercializa cervejas com maior eficiência que todas as suas concorrentes. A cada 1 real que fatura, consegue quase 50 centavos de lucro. São mais de 10 centavos de diferença para a segunda colocada — e quase a mesma margem que a Apple consegue ao vender seus iPhones.

- Em 2012, 28.000 pessoas disputaram as 14 vagas de trainee da Ambev. É a seleção mais concorrida do país.

- Quem traz resultados excepcionais para a Ambev tem chance de se tornar sócio da empresa.

- Simplicidade é um valor central na Ambev, que se nota nas salas sem paredes, nas roupas informais dos funcionários (mesmo os da alta cúpula) e nos poucos níveis hierárquicos. A empresa valoriza o que é resolvido da forma mais simples e rápida possível, com foco no que interessa.

Leia também:

Saiba como é o trabalho do gerente de marketing de inovação da Ambev