1005100 174242416082475 745722417 n

Bain & Company

www.bain.com.br/
Indústria
Consultoria
Tamanho
5.400 funcionários
Faturamento
R$ US$ 2 bilhões
Idade dos gerentes
29 anos em média
Há mais de 40 anos ajudando os executivos a tomar decisões difíceis
A empresa de consultoria global Bain & Company trabalha com a alta gestão de seus clientes para superar seus concorrentes e gerar impacto financeiro significativo e duradouro

Criada em 1973, a Bain & Company é uma das principais empresas de consultoria do mundo. Mais de 300 das 500 maiores empresas globais já contrataram os serviços dos consultores da Bain, preparados para pensar projetos de estratégia, marketing, gestão, operação e tecnologia. Eles atendem a segmentos de negócios tão diferentes quanto empresas de mídia e refinarias de petróleo. 

Entre seus clientes estão montadoras de carros, fabricantes de computadores, redes de varejo multinacionas e até organizações não-governamentais. Seus consultores ajudam os diretores de empresas a encontrar soluções para desafios que os próprios executivos não conseguem resolver sozinhos. Depois, a equipe dá suporte para que a implantação dessas estratégias dentro das empresas traga bons resultados. A Bain & Company é uma empresa com 50 escritórios em 32 países. 

Uma das táticas da Bain para se diferenciar da concorrência é mostrar em números o que faz pelos clientes. Segundo os consultores, o preço das ações das empresas que atendeu cresce quatro vezes mais do que a média. Não se convenceu? Companhias que contrataram a Bain para tocar projetos de vendas e marketing aumentaram o faturamento em 25%. Fusões e aquisições assessoradas pela consultoria resultaram em 20% a mais de retorno financeiro para os donos do negócio. Em 85% dos atendimentos, o ganho que as empresas têm é dez vezes maior que o valor do serviço cobrado. 

Parece forçado, mas a Bain confia tanto em seus profissionais, que muitas vezes assume o compromisso de receber o valor total acertado só se o cliente ficar satisfeito – metade do faturamento da empresa vem de contratos que têm essa cláusula de risco. Trata-se de um trabalho desafiador, mas que recompensa bem quem atinge as metas.

 

Você sabia?

- Há funcionários de 86 países, que falam 77 línguas diferentes.

- Mais da metade da equipe muda de cidade ou de país para trabalhar em outro escritório da Bain. 

- Mais de 2/3 das 500 maiores empresas do mundo são clientes da Bain.

- A presidente do conselho de administração da Bain é uma mulher, Orit Gadiesh, que está na empresa há mais de 35 anos. Ela é a única executiva com cargo de presidente entre consultorias do tamanho da Bain.

- A Bain foi a primeira consultoria a trabalhar com gestoras de fundos private equity, que compram fatias de empresas com o dinheiro dos investidores para, depois de alguns anos, revendê-las a um preço maior. Cabe aos consultores ajudar os gestores a fazer a virada do negócio que aumentará o seu valor no mercado.

- A empresa tem a sua própria Copa do Mundo, a Bain World Cup, torneio de futebol que reúne 1.200 funcionários de todos os países.

- A empresa apoia a diversidade, de cor, nacionalidade e gênero, e incentiva os funcionários a se envolver em causas sociais. A empresa tem parcerias com a ONG de empreendedorismo global Endeavor e com a consultoria sem fins lucrativos Bridgespan Group, que trabalha com o terceiro setor.

 

Oportunidades

A empresa não tem nenhuma oportunidade aberta no momento.